Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:
Epitélio ou tecido epitelial (do grego epí, «sobre» + thelé, «mamilo») é um dos quatro tipos de tecidos básicos do organismo humano. Possui duas funções principais: a primeira é o revestimento da superfície externa e de diversas cavidades internas do organismo e a segunda é a secreção e excreção de substâncias. O tecido epitelial apresenta mínimas quantidades de Matriz Extracelular, de modo que as células epiteliais ficam justapostas entre si. As células epiteliais podem, em alguns casos, formar estruturas especializadas chamadas glândulas. Sua origem provem dos folhetos germinativos embrionários da ectoderme, mesoderme e endoderme. Camadas epiteliais são avasculares (ou seja, sem irrigação por pequenos vasos sanguíneos), por isso recebem alimentação via difusão de substâncias a partir dos tecidos conjuntivos subjacentes, através da membrana basal. Tecidos sem essa membrana são chamados de epitelioides.
O tecido epitelial que se encontra na pele é chamado de epiderme. Além de proteger o corpo contra os organismos invasores, a epiderme defende na ação de certos produtos químicos, e também do atrito e do sol.